Compliance Contábil: saiba a sua importância para as empresas

Tempo de leitura: 2 minutos

O Compliance Contábil é fundamental para empresas de todos os portes, especialmente neste momento em que vivemos, onde há muito mais necessidade de se manter atualizado e de estabelecer estratégias para que o negócio se desenvolva e cresça cada vez mais.

No texto de hoje, vamos explicar o que é Compliance Contábil e como ele é essencial para sua empresa, seja ela de qualquer tamanho ou de qualquer nicho de atuação. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre esse assunto!

O que é Compliance Contábil?

O termo Compliance advém do Inglês “Comply”, que significa estar em conformidade com as regras, basicamente. No caso do compliance contábil, ele é muito mais profundo do que apenas interpretar as leis tributárias e garantir que a empresa fique em conformidade com elas: é preciso ir além e implementar regras que vão ajudar a empresa a crescer e a se desenvolver, diminuindo o pagamento de impostos e tributos e entregando relatórios completos para medir as ações – se estão ou não trazendo resultados a curto, médio e longo prazo. Entre as vantagens do compliance contábil, estão:

  • Prevenir fraudes e erros diversos no cálculo dos tributos.
  • Garantir enquadramentos corretos e assertivos.
  • Gestão de pessoas e de funcionários.
  • Contabilidade internacional.
  • Atendimento a auditorias

Qual a importância do da contabilidade para o Compliance?

A contabilidade é um dos braços do Compliance, afinal, boa parte das questões da empresa passa pelo setor contábil. Por isso, é fundamental que ele esteja em conformidade com as regulamentações para garantir que o negócio tenha sucesso – esse é um departamento que deve ser muito bem planejado e bem executado.

Entre as principais preocupações são:

  • Cumprimento das obrigações fiscais e tributárias para evitar multas e problemas maiores.
  • Observação de perto do setor financeiro, evitando-se dívidas e ajudando a planejar um possível crescimento.
  • Cumprimento das obrigações com documentos diversos, evitando atrasos que resultam em inadimplência com os fiscos.

Se você quer saber mais sobre o Compliance Contábil, entre em contato conosco para que possamos te explicar como atuamos para garantir que sua empresa fique em total conformidade com a lei e com as regras gerais.

Gostou das informações de hoje? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *