• Contrate aqui - Contabilidade em Campinas

Blog Contabilidade

Serviços com qualidade e garantia
SP Persiana
Contabilidade Para Advogados

Contabilidade Para Advogados - Qual a importância?


A contabilidade para advogados não é um assunto muito discutido, afinal, muitos advogados trabalham como autônomos e nem sequer pensam na possibilidade de pagar seus impostos de maneira mais otimizada, economizando em diversos pagamentos e evitando problemas com os fiscos, já que esse tipo de profissional costuma atuar por conta própria, sem vínculo trabalhista, o que faz dele muito mais vulnerável às questões fiscais.

No texto de hoje, trouxemos os principais motivos para que você, advogado, procure um contador o quanto antes e comece a trabalhar os seus impostos de forma mais profissional. Será que um advogado autônomo precisa de contador? Vamos descobrir abaixo!

1- Evitar problemas com os fiscos

Não é incomum vermos advogados que ganham causas e simplesmente deixam de declarar esse valor aos fiscos, especialmente quando estão no começo da sua atuação. Mas, mesmo o dinheiro esporádico, que vem aos poucos, deve ser registrado na Receita Federal e precisa ser contabilizado.

Dependendo do valor, aliás, é preciso pagar imposto de renda e fazer isso sem nenhum enquadramento empresarial ou sem emitir nenhuma nota fiscal ao seu cliente pode ser muito problemático e causar uma série de multas e até sujar o seu nome, limitando acesso ao crédito, por exemplo.

Então, se você não quer problemas com a receita federal, é importante procurar um contador, mesmo que seus ganhos ainda sejam pequenos ou não sejam constantes.

2- Pagar menos impostos

Ainda há o caso de advogados que são autônomos e pagam os impostos certinho como Profissionais Liberais. Nesse tipo de situação, o contador pode ser muito útil para reduzir a carga tributária, afinal, é bastante comum que advogados paguem 20% a mais de impostos do que precisariam pagar se realizassem um planejamento tributário adequado ou mudassem seus status de pessoa física para pessoa jurídica.

3- Emitir nota fiscal aos clientes

Se você defende uma causa e irá receber por ela, é importante poder emitir nota fiscal aos seus clientes. Mesmo que alguns não exijam esse tipo de nota, você deve estar preparado para a emissão e isso só é possível se regularizando e ficando em dia com os fiscos.

Como advogado, você sabe o quanto é importante ficar dentro da lei e isso não é diferente quando falamos em contabilidade. Mesmo que seja possível trabalhar na informalidade, não é recomendado seguir assim, especialmente conforme os rendimentos vão aumentando e as causas ganhas passam a representar um valor maior por ano.

Quer saber mais sobre contabilidade para advogados? Entre em contato conosco e peça uma reunião online ou presencial. Vamos te ajudar a entender o passo-a-passo para você sair da informalidade!

Escritório de Contabilidade em Campinas

Fazemos contabilidade para pessoas! O sucesso dos seus números é apenas uma consequência.


R. Dr. Antônio Galízia, 155 - sala 25 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-510 | Contabilidade em Campinas - JL RAMOS.