• Contrate aqui - Contabilidade em Campinas

Blog Contabilidade

Serviços com qualidade e garantia
SP Persiana
Contabilidade para Franquias

Contabilidade para Franquias - Qual a importância?


Uma das formas mais comuns de se abrir um negócio e ter retorno mais garantido é por meio das franquias, que são modelos de negócios onde um franqueadora oferece a marca e os itens necessários para que ela se desenvolva e a franqueada paga taxas chamadas de royalties e a taxa de franquia para a sua abertura.

Mas você sabe qual a importância da contabilidade para franquias? No texto de hoje, separamos algumas informações sobre esse assunto especialmente para você que vai abrir um negócio nesses moldes e não sabe exatamente como proceder com a parte contábil. Veja!

1- É preciso organizar a contabilidade em duas

Quando falamos em franquias, a contabilidade é praticamente dupla, porque é preciso prestar contas aos fiscos e também a franqueadora, porque o pagamento das taxas deve ser feito de acordo com o rendimento bruto da empresa.

Então, todos esses detalhes precisam estar no papel, de modo com que os fiscos compreendam a saída daquele dinheiro como taxa paga à franqueadora e de modo também que a franqueadora possa dar baixa ao valor que entra e prestar contas aos fiscos.

Todo esse processo é muito minucioso e a contabilidade deve estar ao seu lado para te ajudar a fazê-lo corretamente - é comum que franqueados menores tentem realizar a contabilidade sozinhos e esse é um grande erro quando se trata desse tipo de setor em uma empresa! Fique de olho!

2- Ativos permanentes x passivo circulante

Outro ponto onde a contabilidade para franquias será importante é na hora da compra dela. Se for por prazo indeterminado, ela é considerada um ativo permanente, se a compra for a prazo, ela é considerada um passivo circulante.

Isso pode parecer um mero detalhe, mas na hora das declarações e das obrigações com os fiscos. Mas não se preocupe: o seu contador irá ajudar em todos os detalhes para evitar confusões.

3- Na hora de abrir uma nova franquia

Quando temos uma franquia, a expansão dos negócios funciona de maneira diferente, afinal, estamos usando a marca que pertence à outra pessoa. Ou seja, não é possível apenas abrir outra unidade sem pagar as taxas que a franqueadora solicita normalmente.

Nessa hora, a contabilidade vai te ajudar muito a se organizar e crescer de forma que valha a pena e não com dívidas desnecessárias.

Gostou de saber mais sobre a contabilidade para franquias? Entre em contato conosco e peça um orçamento gratuito. Não deixe de nos explicar qual o tipo de franquia que irá abrir e as suas principais características.

Escritório de Contabilidade em Campinas

Fazemos contabilidade para pessoas! O sucesso dos seus números é apenas uma consequência.


R. Dr. Antônio Galízia, 155 - sala 25 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-510 | Contabilidade em Campinas - JL RAMOS.