• Contrate aqui - Contabilidade em Campinas

Blog Contabilidade

Serviços com qualidade e garantia
SP Persiana
Contabilidade para Médicos e Dentistas

Contabilidade para Médicos e Dentistas


A contabilidade para Médicos e Dentistas é uma realidade nos dias de hoje. Afinal, apesar de muitos trabalharem sozinhos, sem auxílio de funcionários, eles não deixam de serem empresários que precisam abrir um CNPJ e cumprir com suas obrigações fiscais básicas, como emissão de declarações para os fiscos e pagamentos de tributos mensais e anuais.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da contabilidade para médicos e dentistas e de como eles devem se formalizar para conseguirem manter seus negócios sem correr nenhum risco de pagar multas para a Receita Federal. Veja!

A importância da contabilidade para médicos e dentistas

Quando médicos e dentistas se formam e começam a atuar por conta própria, é comum que isso aconteça na informalidade, especialmente em início de carreira. Afinal, o ganho ainda é baixo e muitos trabalham em clínicas ou hospitais por meio de plantões e atendimentos que são pagos como prestação de serviços.

Por lei, não há nenhum problema em se manter como profissional liberal, sem abrir um CNPJ. Mas o problema está em não realizar a contabilidade, não emitir nota fiscal e nem pagar imposto de renda anualmente como a lei determina. Abaixo, trouxemos os principais motivos para que você tenha um contador nesse processo de começar a trabalhar como médico ou dentista sem concurso ou CLT. Veja!

1- A contabilidade vai te ajudar a pagar menos impostos

É muito comum que os médicos ou dentistas paguem mais impostos do que deveriam aos fiscos, justamente porque trabalham na informalidade ou porque não sabem que é possível diminuir a carga tributária apenas mudando o status de profissional liberal para pessoa jurídica. Com a ajuda do contador, será mais fácil identificar qual o caminho mais propício para que haja uma carga tributária menor, sem que isso signifique um investimento de capital.

2- A contabilidade vai evitar multas com os fiscos

Se você não emite notas fiscais de serviço ou se deixa de informar à Receita Federal o que ganha, isso pode ser considerado sonegação de imposto, o que é passível de multas altas e até de negativação do nome nos órgãos responsáveis pela fiscalização. É fundamental ficar de olho nesses detalhes e evitar ao máximo ter problemas com os fiscos procurando uma contabilidade de confiança para formalizar seus recebimentos da melhor forma possível.

3- Você vai ter acesso a mais crédito

Por fim, é válido citarmos que se formalizar pode te ajudar a ter mais acesso ao crédito, afinal, será possível comprar a renda por meio do imposto de renda ou mesmo pelas notas fiscais.

Gostou das informações? Entre em contato conosco!

Escritório de Contabilidade em Campinas

Fazemos contabilidade para pessoas! O sucesso dos seus números é apenas uma consequência.


R. Dr. Antônio Galízia, 155 - sala 25 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-510 | Contabilidade em Campinas - JL RAMOS.